HEMORRAGIA SUBARACNOIDE

Na hemorragia subaracnoide (HSA), a coleção hemática localiza-se no espaço subaracnoide. Pode ser classificada em dois tipos: traumática, mais frequente, e espontânea, que compreende cerca de 5-10% de todos os AVCs.

O principal fator etiológico da HSA, ocorrendo em cerca de 80% dos casos, é a ruptura de um aneurisma intracraniano.

A idade média dos pacientes com HSA aneurismática oscila entre 50-60 anos, sendo as mulheres mais frequentemente acometidas que os homens (2:1), pessoas de raça negra têm maior risco que os de raça branca.

Seus fatores de risco mais importantes são: tabagismo, hipertensão arterial, consumo de álcool e história familiar de HSA.

Dentre outras causas menos comuns de HSA espontânea, podemos citar as malformaçãoes arteriovenosas, angiomas venosos (anomalias do desenvolvimento venoso), discrasias sanguíneas, uso de drogas como cocaína, crack, anfetaminas, tumores intracranianos e trombose venosa cerebral.

O paciente com HSA aneurismática costuma apresentar sintomas bastante característicos, como intensa cefaleia de instalação súbita, em geral descrita como a pior dor de cabeça da vida, náuseas, vômitos e sonolência.

Pacientes com HSA devem ser prioritariamente atendidos em serviços médicos de emergência visando antes de mais nada estabilizar suas funções respiratória e hemodinâmica. A seguir, devem ser internados, preferencialmente em unidade neurológica de tratamento intensivo visando à prevenção do ressangramento, vasoespasmo e tratamento do fator causal inerente ao sangramento.

Fico por aqui,

Posts recentes

×